contact us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right.

           

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

1915, Abr. 21, p.1.jpg

Blogue

Mediações & Remediações: Encontro de Estudos Pessoanos no Porto, FLUP, 22-23 Fev

Estranhar Pessoa

Realiza-se já quinta e sexta-feira o Encontro de Estudos Pessoanos "Mediações e Remediações", a ter lugar na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este encontro convoca especialistas de diversos grupos dedicados ao estudo e edição da obra de Pessoa, nomeadamente o Grupo Estudos Pessoanos da Universidade de São Paulo, o Projeto Estranhar Pessoa da Universidade Nova de Lisboa, as Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra e o Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto.

Encontra aqui o programa do evento, podendo consultar mais informações a este respeito aqui.

 

Apresentação | Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações | 20 fev. | 18h00 | BNP

Estranhar Pessoa

Terá lugar na próxima terça-feira, dia 20, pelas 18 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal, a apresentação da Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações.

Esta inclui, numa primeira fase, uma edição das listas de projetos editoriais de Fernando Pessoa, assim como da poesia publicada em vida pelo poeta, em jornais e revistas, entre 1914 e 1935. O portal encontra-se disponível em http://www.pessoadigital.pt/, em versão beta, estando já acessível a totalidade do corpus da poesia publicada em vida e uma parte significativa das listas de projetos editoriais. Convidamos os leitores / utilizadores a fazerem-nos chegar o seu feedback, através do endereço de email estranharpessoa@gmail.com, apelando assim à colaboração de todos.

Encontra aqui mais informações a respeito desta apresentação, que está a cargo de Pedro Sepúlveda (IELT, FCSH-UNL) e de Ulrike Henny-Krahmer (CCeH), responsáveis pela coordenação editorial e técnica da edição.
 

É já esta semana: ASSUNTOS CRÍTICOS, FCSH, 15-16 Fev!

Estranhar Pessoa

É já esta semana, quinta e sexta-feira, que se realiza o 11º Seminário Aberto do Projeto Estranhar Pessoa, dedicado a "Assuntos Críticos". O Seminário, que tem lugar na sala Multiusos 2, FCSH, é de entrada livre, aberto a todos os que se queiram associar ao debate!

Este Seminário irá proceder a uma revisão da fortuna crítica da obra de Fernando Pessoa, focando alguns dos seus principais representantes e temas. Os trabalhos apresentados e a discussão subsequente dão continuidade a uma linha de investigação centrada na tradição crítica da obra pessoana, desenvolvida pelo Projeto Estranhar Pessoa em colaboração com o Grupo Estudos Pessoanos, da Universidade de São Paulo (USP).

Encontra aqui o cartaz e programa do Seminário. Deixamos a todos o convite para que venham assistir e participar na discussão!

Novos estudos pessoanos | 8.2, Casa Fernando Pessoa

Estranhar Pessoa

Já na próxima quinta-feira, dia 8, um ano depois do Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa Fernando Pessoa promove um encontro para acompanhar o desenvolvimento da investigação pessoana mais recente. São painéis de discussão para saber mais sobre os projectos daqueles que à data era doutorandos, a que se juntam novos temas e propostas.

Encontra aqui o programa do evento!

Colaboração de Mariana Gray de Castro, Pedro Sepúlveda e Antonio Cardiello.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

ASSUNTOS CRÍTICOS: Seminário Aberto Estranhar Pessoa, 15/16 Fev, FCSH

Estranhar Pessoa

Realiza-se já nos próximos dias 15 e 16 de Fevereiro o 11º Seminário Aberto do Projeto Estranhar Pessoa, desta feita dedicado a "Assuntos Críticos". O Seminário, que tem lugar na sala Multiusos 2, FCSH, é de entrada livre, aberto a todos os que se queiram associar ao debate!

Este Seminário irá proceder a uma revisão da fortuna crítica da obra de Fernando Pessoa, focando alguns dos seus principais representantes e temas. Os trabalhos apresentados e a discussão subsequente dão continuidade a uma linha de investigação centrada na tradição crítica da obra pessoana, desenvolvida pelo Projeto Estranhar Pessoa em colaboração com o Grupo Estudos Pessoanos, da Universidade de São Paulo (USP).

Encontra aqui o cartaz e programa do Seminário. Deixamos a todos o convite para que venham assistir e participar na discussão!

Um ensaio inédito de Eduardo Lourenço sobre o Pessoa de Casais Monteiro

Estranhar Pessoa

O número deste mês da Revista Colóquio Letras traz um ensaio inédito de Eduardo Lourenço dedicado a "O Pessoa de Casais Monteiro". Escrito nos anos 60, este ensaio de Lourenço é revelador de uma forte afinidade entre ambos os críticos. As definições aí delineadas da atividade crítica de Casais Monteiro são decisivas, não apenas para a situar devidamente entre os contributos da crítica pessoana como também por forma a entender a relação entre dois dos seus principais representantes.

O ensaio encontra-se no presente número da Revista, cujo índice pode ser consultado aqui. O texto é apresentado por Pedro Sepúlveda, contando com o apoio na revisão e transcrição de João Nuno Alçada e de Eduardo Lourenço.

Marcos da Fortuna Crítica de Fernando Pessoa: novo número da Revista Estranhar Pessoa já em linha!

Estranhar Pessoa

Está já publicado o 4.º número da Revista Estranhar Pessoa, que apresenta um Caderno dedicado a Marcos da Fortuna Crítica de Fernando Pessoa.

Encontra aqui o número da Revista, editado por Caio Gagliardi e Flávio Rodrigo Penteado, da Universidade de São Paulo, e que conta com artigos de revisão da fortuna crítica da obra pessoana, por Caio Gagliardi, Rita Patrício, Daiane Walker Araujo, Flávio Rodrigo Penteado, Pedro Sepúlveda e Mateus Lourenço.

Boas leituras!

IELT Digital: 10.11, FCSH, Sala Multiusos 2

Estranhar Pessoa

Realiza-se já na próxima semana, na sexta-feira, dia 10 de Novembro, a Jornada "IELT Digital: Edições, Projetos e Revistas", na FCSH da Universidade Nova de Lisboa (Sala Multiusos 2).

A Jornada tem como propósito apresentar as diversas vertentes da política de acesso aberto do IELT e os vários projetos sediados no Instituto. Serão apresentados os primeiros volumes da nova coleção de eBooks do IELT, contando com a presença dos membros da sua Comissão Editorial e dos autores.

Entre edições e projetos que serão apresentados sublinhe-se a apresentação da Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações, desenvolvida no âmbito do Projeto Estranhar Pessoa. A edição irá ser disponibilizada pela primeira vez, a partir desta data e ainda que de forma parcial, a todos os leitores e utilizadores, no endereço pessoadigital.pt!

Encontra aqui o programa da Jornada.

Colóquio "Marcos da Fortuna Crítica de Fernando Pessoa", 25-26.5, USP

Estranhar Pessoa

Realiza-se já este mês, nos próximos dias 25 e 26 de Maio, na Universidade de São Paulo (USP), o Colóquio "Marcos da Fortuna Crítica de Fernando Pessoa". O Colóquio é organizado pelo Grupo Estudos Pessoanos da USP, em parceria com o Projeto Estranhar Pessoa, e constitui o primeiro passo no desenvolvimento de uma linha conjunta de pesquisa, dos dois grupos, sobre a tradição crítica da obra de Pessoa.

Encontra aqui o cartaz e programa do evento. Para mais informações consulte a página do Grupo Estudos Pessoanos da USP.

O QUE É UM AUTOR: Número 3 da Revista Estranhar Pessoa já disponível!

Estranhar Pessoa

Está já disponível o terceiro número da Revista Estranhar Pessoa, constituído pelo Caderno Temático O que é um autor, assim como por uma Secção Genérica. O Caderno Temático é dedicado ao conceito de autor em Pessoa, problema crítico norteador da pesquisa do projecto Estranhar Pessoa. Este problema é aqui reequacionado, numa perspetiva que suspende a centralidade concedida à questão da heteronímia.

Este número, disponível aqui, é editado por Rita Patrício e Gustavo Rubim e inclui artigos de Gustavo Rubim, Jorge Uribe, João Dionísio, Madalena Lobo Antunes, Nuno Amado, Ana M. Ferraria e Patrícia Vieira.

Boas leituras!

Terminou o Congresso Internacional Fernando Pessoa: notas e imprensa

Estranhar Pessoa

Terminou o Congresso Internacional Fernando Pessoa, iniciativa da Casa Fernando Pessoa na Fundação Calouste Gulbenkian, que proporcionou três dias de belas sessões de apresentação e discussão!

Contando com mais de 300 inscrições de participantes no público, para além dos mais de 40 conferencistas, o seu grande sucesso confirmou não só a persistência de um forte interesse na obra de Pessoa como a possibilidade de conjugar a especificidade dos estudos e a dinâmica das discussões abertas ao público.

O apelo à apresentação de propostas inéditas de leitura e de acesso à obra de Pessoa, ao qual responderam tanto jovens investigadores quanto especialistas consagrados dos Estudos Pessoanos, em nada parece ter beliscado o forte dinamismo das sessões e o interesse do público em geral. Fica o exemplo a seguir!

Listamos aqui alguns testemunhos da imprensa sobre as sessões do Congresso:

http://observador.pt/2017/02/09/heteronimos-e-o-cabelo-dos-beatles-comecou-o-congresso-dedicado-a-pessoa/

http://observador.pt/2017/02/10/fernando-pessoa-escreveu-romances-nao-mas-quase/

http://observador.pt/2017/02/10/fernando-pessoa-vai-ter-duas-edicoes-digitais-muito-em-breve/

http://observador.pt/2017/02/12/fernando-pessoa-nao-precisa-de-nos-mas-nos-precisamos-dele/

http://expresso.sapo.pt/cultura/2017-02-09-Os-heteronimos-sao-o-cabelo-a-Beatles-de-Fernando-Pessoa

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/738865/heteronimos-e-o-cabelo-comprido-de-fernando-pessoa

https://www.publico.pt/2017/02/09/culturaipsilon/noticia/heteronimi-esta-para-pessoa-como-as-guedelhas-para-os-beatles-ou-talvez-nao-1761504

https://www.publico.pt/2017/02/13/culturaipsilon/noticia/os-novissimos-exploradores-da-arca-pessoana-1761769

Congresso Internacional Fernando Pessoa é já esta semana! (Gulbenkian, 9-11)

Estranhar Pessoa

É já esta semana, nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro, que se realiza o Congresso Internacional Fernando Pessoa, organizado pela Casa Fernando Pessoa, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma oportunidade única para ouvir apresentações inéditas dos investigadores da obra, tanto daqueles que a investigam há largos anos como de jovens doutorandos.

O programa atualizado do evento pode ser consultado aqui. As inscrições estão abertas, encontrando-se aqui a ficha de inscrição.

A inscrição é gratuita para estudantes e desempregados, sendo no entanto obrigatório o preenchimento da respetiva ficha. Para mais informações contacte a organização através do email congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt.

Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017 | Programa e Inscrições

Estranhar Pessoa

É já nos próximos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro que se realiza o Congresso Internacional Fernando Pessoa, organizado pela Casa Fernando Pessoa, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma oportunidade única para ouvir apresentações inéditas dos investigadores da obra, tanto daqueles que a investigam há largos anos como de jovens doutorandos, assistir a animadas conversas com os especialistas e participar nas discussões.

O programa do evento pode ser consultado aqui. As inscrições estão abertas, encontrando-se aqui a ficha de inscrição. A inscrição é gratuita para estudantes e desempregados, sendo no entanto obrigatório o preenchimento da respetiva ficha. Para mais informações contacte a organização através do email congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt.

Wilde traduzido por Pessoa em jeito de homenagem

Estranhar Pessoa

Em jeito de homenagem a Pessoa e Wilde, ambos falecidos a 30 de Novembro (1935 e 1900 respetivamente), publicamos aqui um dos poemas em prosa de Wilde que Pessoa traduziu, mas não publicou, na transcrição de Jorge Uribe:

O QUE FAZIA O BEM de Oscar Wilde, tradução de Fernando Pessoa

Era noite e Ele estava só.
E Ele viu de longe os muros de uma cidade e avançou para a cidade.
E quando se aproximou ouviu dentro da cidade o pisar dos pés da alegria, e o riso da boca do prazer, e o som [alto] de muitas [flautas]. E bateu à porta e alguns dos porteiros abriram-na.
E Ele viu uma casa que era de mármore e tinha adiante belas colunas de mármore. Das colunas pendiam grinaldas e dentro e fora havia archotes de cedro. E ele entrara.
E quando tinha atravessado a sala de calcedónia e a sala de jaspe e chegado à grande sala do banquete, viu deitado num leito de purpura um cujo cabelo estava lavado de rosas e cujos lábios estavam roxos de vinho. 
E Ele passou por traz e bateu-lhe no hombro e disse-lhe “Porque vives tu assim?”.
E o jovem voltou-se, reconheceu-O, e, respondendo, disse: “Mas em tempos eu era leproso e tu curaste-me. Como hei de eu viver senão assim?”.
E Ele saiu da casa e tornou outra vez para a rua. 
E pouco depois viu Ele uma mulher cuja face e vestes eram pintadas e cujos pés calçados de perolas. E atrás dela vinha, lento como um caçador, um jovem com uma capa de duas cores. Ora a face da mulher era como a face bela de um ídolo e os olhos do jovem traziam o brilho da luxuria. 
E Ele seguiu depressa e tocando na mão do jovem disse-lhe “Porque fitas tu essa mulher desse modo?”
E o jovem, voltando-se e reconhecendo-O, disse: “Mas eu em tempos era cego, e Tu deste-me a vista. Para que olharia eu senão para isto?”.
E Ele avançou, correndo, e tocou nas vestes pintadas da mulher e disse-lhe: “Não há outro caminho que seguir senão o caminho do pecado?”
E a mulher voltando-se e reconhecendo-O, riu e disse: “Mas tu perdoaste os meus pecados e a via é agradável”.
E Ele saiu da cidade.
E quando saíra da cidade viu sentado à beira do caminho um jovem que chorava.
E Ele avançou e tocando-lhe no cabelo cumprido, disse-lhe: “Porque choras tu?”.
E o jovem erguendo o olhar e reconhecendo-O respondeu: “Mas eu em tempos era morto e tu ergueste-me dentre os mortos. Que hei de fazer senão chorar?”.

Mário de Sá Carneiro e o Modernismo, já esta semana, 3-4 Nov, FCSH

Estranhar Pessoa

Realiza-se já esta semana, nos dias 3 e 4 de Novembro, o Colóquio "Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo", a ter lugar no Auditório 1 da FCSH-UNL. O colóquio reúne os maiores especialistas, nacionais e estrangeiros, na obra do autor, assim como jovens investigadores cujo trabalho tem marcado os estudos recentes sobre o Modernismo. No centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro, é oportuna a revisão de uma obra e de uma figura de poeta cuja centralidade na história do Modernismo português tem vindo a tornar-se cada vez mais evidente.

O projeto Estranhar Pessoa é parceiro do evento, cuja Comissão Organizadora é composta por Fernando Cabral Martins, Gustavo Rubim, Manuela Parreira da Silva e Pedro Sepúlveda.

Encontra aqui todas as informações a respeito do evento, incluindo o seu programa.