contact us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right.

           

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

1915, Abr. 21, p.1.jpg

Blogue

Terminou o Congresso Internacional Fernando Pessoa: notas e imprensa

Estranhar Pessoa

Terminou o Congresso Internacional Fernando Pessoa, iniciativa da Casa Fernando Pessoa na Fundação Calouste Gulbenkian, que proporcionou três dias de belas sessões de apresentação e discussão!

Contando com mais de 300 inscrições de participantes no público, para além dos mais de 40 conferencistas, o seu grande sucesso confirmou não só a persistência de um forte interesse na obra de Pessoa como a possibilidade de conjugar a especificidade dos estudos e a dinâmica das discussões abertas ao público.

O apelo à apresentação de propostas inéditas de leitura e de acesso à obra de Pessoa, ao qual responderam tanto jovens investigadores quanto especialistas consagrados dos Estudos Pessoanos, em nada parece ter beliscado o forte dinamismo das sessões e o interesse do público em geral. Fica o exemplo a seguir!

Listamos aqui alguns testemunhos da imprensa sobre as sessões do Congresso:

http://observador.pt/2017/02/09/heteronimos-e-o-cabelo-dos-beatles-comecou-o-congresso-dedicado-a-pessoa/

http://observador.pt/2017/02/10/fernando-pessoa-escreveu-romances-nao-mas-quase/

http://observador.pt/2017/02/10/fernando-pessoa-vai-ter-duas-edicoes-digitais-muito-em-breve/

http://observador.pt/2017/02/12/fernando-pessoa-nao-precisa-de-nos-mas-nos-precisamos-dele/

http://expresso.sapo.pt/cultura/2017-02-09-Os-heteronimos-sao-o-cabelo-a-Beatles-de-Fernando-Pessoa

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/738865/heteronimos-e-o-cabelo-comprido-de-fernando-pessoa

https://www.publico.pt/2017/02/09/culturaipsilon/noticia/heteronimi-esta-para-pessoa-como-as-guedelhas-para-os-beatles-ou-talvez-nao-1761504

https://www.publico.pt/2017/02/13/culturaipsilon/noticia/os-novissimos-exploradores-da-arca-pessoana-1761769

Congresso Internacional Fernando Pessoa é já esta semana! (Gulbenkian, 9-11)

Estranhar Pessoa

É já esta semana, nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro, que se realiza o Congresso Internacional Fernando Pessoa, organizado pela Casa Fernando Pessoa, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma oportunidade única para ouvir apresentações inéditas dos investigadores da obra, tanto daqueles que a investigam há largos anos como de jovens doutorandos.

O programa atualizado do evento pode ser consultado aqui. As inscrições estão abertas, encontrando-se aqui a ficha de inscrição.

A inscrição é gratuita para estudantes e desempregados, sendo no entanto obrigatório o preenchimento da respetiva ficha. Para mais informações contacte a organização através do email congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt.

Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017 | Programa e Inscrições

Estranhar Pessoa

É já nos próximos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro que se realiza o Congresso Internacional Fernando Pessoa, organizado pela Casa Fernando Pessoa, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de uma oportunidade única para ouvir apresentações inéditas dos investigadores da obra, tanto daqueles que a investigam há largos anos como de jovens doutorandos, assistir a animadas conversas com os especialistas e participar nas discussões.

O programa do evento pode ser consultado aqui. As inscrições estão abertas, encontrando-se aqui a ficha de inscrição. A inscrição é gratuita para estudantes e desempregados, sendo no entanto obrigatório o preenchimento da respetiva ficha. Para mais informações contacte a organização através do email congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt.

Wilde traduzido por Pessoa em jeito de homenagem

Estranhar Pessoa

Em jeito de homenagem a Pessoa e Wilde, ambos falecidos a 30 de Novembro (1935 e 1900 respetivamente), publicamos aqui um dos poemas em prosa de Wilde que Pessoa traduziu, mas não publicou, na transcrição de Jorge Uribe:

O QUE FAZIA O BEM de Oscar Wilde, tradução de Fernando Pessoa

Era noite e Ele estava só.
E Ele viu de longe os muros de uma cidade e avançou para a cidade.
E quando se aproximou ouviu dentro da cidade o pisar dos pés da alegria, e o riso da boca do prazer, e o som [alto] de muitas [flautas]. E bateu à porta e alguns dos porteiros abriram-na.
E Ele viu uma casa que era de mármore e tinha adiante belas colunas de mármore. Das colunas pendiam grinaldas e dentro e fora havia archotes de cedro. E ele entrara.
E quando tinha atravessado a sala de calcedónia e a sala de jaspe e chegado à grande sala do banquete, viu deitado num leito de purpura um cujo cabelo estava lavado de rosas e cujos lábios estavam roxos de vinho. 
E Ele passou por traz e bateu-lhe no hombro e disse-lhe “Porque vives tu assim?”.
E o jovem voltou-se, reconheceu-O, e, respondendo, disse: “Mas em tempos eu era leproso e tu curaste-me. Como hei de eu viver senão assim?”.
E Ele saiu da casa e tornou outra vez para a rua. 
E pouco depois viu Ele uma mulher cuja face e vestes eram pintadas e cujos pés calçados de perolas. E atrás dela vinha, lento como um caçador, um jovem com uma capa de duas cores. Ora a face da mulher era como a face bela de um ídolo e os olhos do jovem traziam o brilho da luxuria. 
E Ele seguiu depressa e tocando na mão do jovem disse-lhe “Porque fitas tu essa mulher desse modo?”
E o jovem, voltando-se e reconhecendo-O, disse: “Mas eu em tempos era cego, e Tu deste-me a vista. Para que olharia eu senão para isto?”.
E Ele avançou, correndo, e tocou nas vestes pintadas da mulher e disse-lhe: “Não há outro caminho que seguir senão o caminho do pecado?”
E a mulher voltando-se e reconhecendo-O, riu e disse: “Mas tu perdoaste os meus pecados e a via é agradável”.
E Ele saiu da cidade.
E quando saíra da cidade viu sentado à beira do caminho um jovem que chorava.
E Ele avançou e tocando-lhe no cabelo cumprido, disse-lhe: “Porque choras tu?”.
E o jovem erguendo o olhar e reconhecendo-O respondeu: “Mas eu em tempos era morto e tu ergueste-me dentre os mortos. Que hei de fazer senão chorar?”.

Mário de Sá Carneiro e o Modernismo, já esta semana, 3-4 Nov, FCSH

Estranhar Pessoa

Realiza-se já esta semana, nos dias 3 e 4 de Novembro, o Colóquio "Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo", a ter lugar no Auditório 1 da FCSH-UNL. O colóquio reúne os maiores especialistas, nacionais e estrangeiros, na obra do autor, assim como jovens investigadores cujo trabalho tem marcado os estudos recentes sobre o Modernismo. No centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro, é oportuna a revisão de uma obra e de uma figura de poeta cuja centralidade na história do Modernismo português tem vindo a tornar-se cada vez mais evidente.

O projeto Estranhar Pessoa é parceiro do evento, cuja Comissão Organizadora é composta por Fernando Cabral Martins, Gustavo Rubim, Manuela Parreira da Silva e Pedro Sepúlveda.

Encontra aqui todas as informações a respeito do evento, incluindo o seu programa.

Os livros que Pessoa leu, 29 Out, CFP, 17:00

Estranhar Pessoa

Incluída no ciclo de leituras "Sem casas não haveria ruas", organizado numa parceria entre a Casa Fernando Pessoa, a Fundação José Saramago e a BOCA, irá ter lugar já este sábado, dia 29 de Outubro, na Casa Fernando Pessoa, pelas 17 horas, uma leitura de livros da biblioteca particular de Pessoa.

Fica aqui o convite para ouvir ler os livros que Pessoa leu, como forma distinta de aceder à obra do autor. Leituras de Bartholomew Ryan, Pedro Sepúlveda e Sílvia Laureano Costa.

Mais informações no site da Casa Fernando Pessoa, aqui.

Colóquio As Bibliotecas de Fernando Pessoa, CFP, 4 Nov

Estranhar Pessoa

Já na próxima semana, no dia 4 de Novembro, realiza-se na Casa Fernando Pessoa o Colóquio "As Bibliotecas de Fernando Pessoa". Organizado pela Casa Fernando Pessoa, o Centro de Literatura Portuguesa e o Programa em Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra, o Colóquio propõe relacionar aspetos da obra de Pessoa com a ideia de biblioteca, a sua biblioteca material, à guarda da Casa Fernando Pessoa, e também uma biblioteca virtual, constituída pelas obras que leu e com as quais estabeleceu um diálogo intelectual. Será também indagada a relação de outros escritores, como Emilia Pardo Bazán ou Almada Negreiros, com as suas bibliotecas pessoais.

Encontra aqui o cartaz e programa do colóquio.

 

Colóquio Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo, FCSH, 3-4 Nov

Estranhar Pessoa

Realiza-se já na próxima semana, nos dias 3 e 4 de Novembro, o Colóquio "Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo", a ter lugar no Auditório 1 da FCSH-UNL. O colóquio reúne os maiores especialistas, nacionais e estrangeiros, na obra do autor, assim como jovens investigadores cujo trabalho tem marcado os estudos recentes sobre o Modernismo. No centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro, é oportuna a revisão de uma obra e de uma figura de poeta cuja centralidade na história do Modernismo português tem vindo a tornar-se cada vez mais evidente.

O projeto Estranhar Pessoa é parceiro do evento, cuja Comissão Organizadora é composta por Fernando Cabral Martins, Gustavo Rubim, Manuela Parreira da Silva e Pedro Sepúlveda.

Encontra aqui todas as informações a respeito do evento, incluindo o seu programa.

Conferência Internacional da Associação Americana de Estudos Portugueses, Stanford U, 13-15 Out

Estranhar Pessoa

Realiza-se já na próxima semana a X Conferência Internacional da Associação Americana de Estudos Portugueses (APSA), dedicada ao tema "Comunidades Incomuns", a ter lugar na Universidade de Stanford, entre 13 e 15 de Outubro. Nela participam os membros do projeto Estranhar Pessoa Abel Barros Baptista (Keynote Speaker), Pedro Sepúlveda, Jorge Uribe, Madalena Lobo Antunes e Ana Ferraria.

Pode consultar aqui o programa da conferência.

Call for papers para o Congresso Internacional da Casa Fernando Pessoa até 31 de Agosto

Estranhar Pessoa

A Casa Fernando Pessoa encontra-se a preparar o próximo Congresso Internacional Fernando Pessoa, que irá decorrer nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No sentido de acolher novas propostas de jovens investigadores, a Casa lançou um Call for Papers, destinado exclusivamente a doutorandos. Serão apenas aceites propostas de investigadores que estejam a preparar o seu Doutoramento, associados para esse efeito a uma instituição académica, e que à data do envio da proposta não possuam ainda o título de Doutor.

Os interessados deverão enviar, até 31 de Agosto de 2016, a sua proposta para congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt, indicando no assunto do email: Call for Papers – proposta. As propostas serão avaliadas de forma anónima (“blind review”).

Todos os detalhes aqui, para mais informações:info@casafernandopessoa.pt

Call for papers para o Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017

Estranhar Pessoa

A Casa Fernando Pessoa encontra-se a preparar o próximo Congresso Internacional Fernando Pessoa, que irá decorrer nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), em Lisboa.

Pretende-se que seja um grande encontro que reúna especialistas pessoanos de diferentes universidades, gerações e visões sobre o alcance e a universalidade do legado de Pessoa - estando assim aberto a todos os interessados.

O Call for Papers, que agora se lança, destina-se exclusivamente a doutorandos. Serão apenas aceites propostas de investigadores que estejam a preparar o seu Doutoramento, associados para esse efeito a uma instituição académica, e que à data do envio da proposta não possuam ainda o título de Doutor.

Os interessados deverão enviar, até 31 de Agosto de 2016, a sua proposta para congressointernacionalfp@casafernandopessoa.pt, indicando no assunto do email: Call for Papers – proposta. As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora formada para esta edição do Congresso Internacional Fernando Pessoa e composta por Antonio Cardiello, Mariana Gray de Castro e Pedro Sepúlveda. Serão avaliadas de forma anónima (“blind review”).

Todos os detalhes aqui, para mais informações: info@casafernandopessoa.pt

Projeto Estranhar Pessoa recebe avaliação máxima do painel da FCT

Estranhar Pessoa

O projeto Estranhar Pessoa concluiu da melhor forma o período de financiamento atribuído pela FCT, tendo sido o seu relatório final APROVADO por unanimidade pelo Painel de Avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O Painel sublinhou que os objetivos científicos do projeto foram plenamente atingidos, evidenciando os seus resultados elevada qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações realizadas pelos membros da equipa. Foi especialmente destacado o contributo do projeto para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida. Toda a equipa está de parabéns!

Colóquio "O que é um autor", FCSH, 31.03 / 01.04, Sala Multiusos 3

Estranhar Pessoa

Realiza-se já na próxima semana, a 31 de Março de 1 de Abril, o Colóquio do Projeto Estranhar Pessoa "O que é um autor". O Colóquio realiza-se na FCSH da Universidade Nova de Lisboa (sala Multiusos 3) e conta, como habitualmente, com a participação de membros do projeto e especialistas convidados.

O Colóquio centra-se na discussão, absolutamente nuclear, em torno da questão da autoria na obra de Fernando Pessoa, procurando um tratamento deste tema que exceda o habitual acento em considerações sobre a heteronímia. A organização deste Colóquio está a cargo de Rita Patrício e Gustavo Rubim.

As sessões são de entrada livre e o debate aberto a todos. Convidamo-lo a assistir e a participar ativamente no debate!

Encontra aqui o cartaz e programa da iniciativa.

Para mais informações sobre esta e outras iniciativas consulte o site e blogue do projecto em estranharpessoa.com, ou contacte-nos usando o endereço de email estranharpessoa@gmail.com.

 

 

The Transnational Dimension of Portuguese Modernism: 7.11, Oxford U

Estranhar Pessoa

Realiza-se no próximo dia 7 de Novembro o Colóquio Internacional "The Transnational Dimension of Portuguese Modernism: A Centenary Celebration of Orpheu", comemorativo do centenário da revista Orpheu e dedicado a pensar as relações entre o Modernismo português e a Modernidade brasileira e europeia.

O Colóquio tem lugar no St. Peter's College, na Universidade de Oxford, e é organizado por Cláudia Pazos-Alonso, Bruno Silva Rodrigues e Simão Valente Baptista, professores e investigadores daquela Universidade. Esta iniciativa conta com a participação dos membros do Projeto Estranhar Pessoa Fernando Cabral Martins, Pedro Sepúlveda e Mariana Gray de Castro. Encontra aqui o programa.

A todos os que puderem estar presentes fica o convite!

REVISTA ESTRANHAR PESSOA, N.º 2, já em linha!

Estranhar Pessoa

É publicado hoje o segundo número da  REVISTA ESTRANHAR PESSOA!  Este número contém uma Secção Temática, o Caderno do Orpheu, composto por artigos  que têm como horizonte a revista modernista de que se celebra este ano o centenário, e ainda uma Secção Genérica, reunindo artigos  cujo foco excede este propósito temático.

Seguindo o mote de Pessoa de que haveria em Portugal apenas duas coisas interessantes, a paisagem e Orpheu, este número da Revista, editado por Pedro Sepúlveda, propõe uma revisitação crítica de temas fundamentais do Modernismo literário português, através de leituras das obras dos seus maiores intervenientes.

A Revista reúne, uma vez mais,  artigos de alguns dos mais importantes especialistas no estudo da obra de Fernando Pessoa e dos seus contemporâneos, assim como de jovens investigadores com trabalho muito relevante nesta área. Prestando novamente tributo a um centenário, seguindo-se ao do dia triunfal de Pessoa o de Orpheu, a Revista não se cinge a este contexto temático, contribuindo para renovar e ampliar a discussão que encontra em Pessoa um denominador comum.

Boas leituras!