contact us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right.​

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

1915, Abr. 21, p.1.jpg

Blogue

Conferência Internacional "A pluralidade do sujeito e a crise da modernidade", Casa Fernando Pessoa, 4-6 de Fevereiro

Estranhar Pessoa

Realiza-se esta semana, entre os dias 4 e 6 de Fevereiro na Casa Fernando Pessoa, a Conferência Internacional "A pluralidade do sujeito e a crise da modernidade", organizada pelo projecto de investigação "A pluralidade do sujeito em Nietzsche e Pessoa", coordenado por Bartholomew Ryan no IFILNOVA, Instituto de Filosofia da Nova.

Pode consultar aqui o programa, que conta com as participações de vários pessoanos de renome, entre eles alguns membros do Projecto Estranhar Pessoa.

Duplo lançamento de "Episódios. Da teorização estética em Fernando Pessoa", 1 e 5 de Fevereiro

Estranhar Pessoa

O livro "Episódios. Da teorização estética em Fernando Pessoa", volume ensaístico decorrente da tese de Doutoramento de Rita Patrício, será alvo de duplo lançamento, a 1 e 5 de Fevereiro próximos. No domingo, dia 1 de Fevereiro, às 17:00, Gustavo Rubim fará a apresentação do livro na FNAC do Chiado, enquanto que no dia 5 de Fevereiro, quinta-feira, às 18:30, a apresentação estará a cargo de António M. Feijó, na Casa Fernando Pessoa. Aqui ficam os respectivos convites!

Tópicos Pessoanos IV: Diego Giménez sobre o Livro do Desassossego, BNP, 29.01, 18:30

Estranhar Pessoa

O ciclo Tópicos Pessoanos prossegue com a sua primeira sessão de 2015, já na próxima quinta-feira, 29 de Janeiro, com a conferência de Diego Giménez sobre "Fernando Pessoa e o Livro do Desassossego: uma escrita que não cessa de escrever-se", como de costume às 18:30 no Auditório da Biblioteca Nacional. O comentário está a cargo de Gustavo Rubim.

Convidamos todos a assistir e participar activamente no debate em torno de novos trabalhos em curso de jovens investigadores sobre Fernando Pessoa! Cada conferência é acompanhada por um comentário, conduzido por um respondente, que foca criticamente os argumentos apresentados e anima a discussão que se segue. Todas as sessões são de entrada livre e abertas a todos os que se queiram associar ao debate.

Para mais informações consulte a página da iniciativa na BNP ou contacte-nos usando o endereço de email estranharpessoa@gmail.com.

Tópicos Pessoanos III: Madalena Lobo Antunes sobre verdade, aspirina e outros ingredientes, BNP, 12.12, 18:30!

Estranhar Pessoa

O ciclo Tópicos Pessoanos prossegue já na próxima sexta-feira, dia 12 de Dezembro, com a conferência de Madalena Lobo Antunes sobre "Verdade, aspirina e outros ingredientes da panaceia pessoana", às 18:30 na Biblioteca Nacional. O comentário está a cargo de Rita Patrício.

Convidamos todos a assistir e participar activamente no debate em torno de novos trabalhos em curso de jovens investigadores sobre Fernando Pessoa! Cada conferência é acompanhada por um comentário, conduzido por um respondente, que foca criticamente os argumentos apresentados e anima a discussão que se segue. Todas as sessões são de entrada livre e abertas a todos os que se queiram associar ao debate.

Para mais informações consulte a página da iniciativa na BNP ou contacte-nos usando o endereço de email estranharpessoa@gmail.com.

Tópicos Pessoanos II: Daniel Moreira Duarte sobre a primitiva alétheia e o poeta fingidor, BNP, próxima quinta-feira, dia 27, 18:30

Estranhar Pessoa

O ciclo de conferências Tópicos Pessoanos prossegue já na próxima quinta-feira, como sempre às 18:30 no Auditório da Biblioteca Nacional. Nesta segunda sessão, Daniel Moreira Duarte irá discutir a experiência filosófica e poética da verdade a partir de uma leitura de Autopsicografia. O comentário crítico está a cargo de Pablo Javier Pérez López.

Este ciclo, organizado no âmbito do Projecto Estranhar Pessoa em parceria com a BNP, destina-se à apresentação de trabalhos em curso de jovens investigadores sobre a obra pessoana. São agendadas mensalmente conferências abertas a todos os que se queiram associar ao debate. Cada conferência é acompanhada por um comentário, conduzido por um respondente, que foca criticamente os argumentos apresentados pelo conferencista, animando a discussão de ideias.

A entrada é livre e o debate aberto a todos! Convidamo-lo a assistir e juntar-se à discussão. Encontra mais informações aqui.

"Livro e Materialidade": MATLIT 2.1 está em linha

Estranhar Pessoa

Foi publicado o número 1 do volume 2 (2014) da MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, da Universidade de Coimbra. Este número da revista é dedicado ao tema ‘Livro e Materialidade’ e foi organizado por Abel Barros Baptista.

São publicados artigos de Johanna Drucker, Richard Parker, Pedro Sepúlveda, Osvaldo Manuel Silvestre, estes dois últimos dedicados à obra de Fernando Pessoa, Mariana Mussetta, Larissa Andrioli e Catarina Figueiredo Cardoso. Abel Barros Baptista entrevista João Luís Lisboa, e a secção Mediarama é dedicada à digitalização do livro. São publicadas ainda sete recensões de obras recentes.

Todos os textos se encontram disponíveis em formato html e pdf. O acesso pode ser feito a partir do índice geral.

REVISTA ESTRANHAR PESSOA, N.º 1: Caderno do dia triunfal

Estranhar Pessoa

É com grande prazer que anunciamos o lançamento e disponibilização em linha do primeiro número da Revista Estranhar Pessoacriada no âmbito do projecto homónimo e de periodicidade anual! A Revista destina-se à publicação de artigos que se debrucem sobre a obra de Fernando Pessoa e a modernidade literária, filosófica e artística. Tomando esta obra e a sua época como pontos de partida, não se restringe a um só domínio, uma só disciplina ou perspectiva, acolhendo contributos de índole diversa.

Este primeiro número é constituído por um Caderno Temático dedicado ao dia triunfal de Fernando Pessoa, editado por Pedro Sepúlveda e Jorge Uribe e reunindo colaborações seleccionadas de participantes no Colóquio Internacional "O dia triunfal de Fernando Pessoa", realizado entre 6 e 8 de Março últimos na Fundação Calouste Gulbenkian. Desejamos boas leituras! Poderá enviar qualquer feedback ou comentário através do endereço de email estranharpessoa@gmail.com, disponibilizado igualmente no nosso site!

Tópicos Pessoanos: Nuno Amado sobre Ode I de Ricardo Reis, BNP, é já esta quinta-feira, 18:30!

Estranhar Pessoa

A conferência de Nuno Amado "A única restança posta nos capitéis do tempo: a Ode I do Livro I de Ricardo Reis" (BNP, Auditório, 23.10, 18:30) inaugura o ciclo de conferências Tópicos Pessoanos, de periodicidade mensal, destinado à divulgação e debate de novas ideias em torno de Fernando Pessoa.

Este espaço destina-se principalmente à apresentação de trabalhos em curso de jovens investigadores sobre a obra pessoana e está aberto a todos os que se queiram associar ao debate. Cada conferência é acompanhada por um comentário, conduzido por um respondente, que foca criticamente os argumentos apresentados pelo conferencista, animando a discussão de ideias. A conferência de Nuno Amado será comentada por Pedro Sepúlveda.

Convidamo-lo a assistir e participar! É já esta quinta-feira, dia 23 de Outubro, às 18:30 no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal. Encontra mais informações aqui.

 

Assuntos Magistrais, é já esta semana!

Estranhar Pessoa

Relembramos a realização já esta semana do próximo Seminário Aberto do Projecto Estranhar Pessoa, dedicado a "Assuntos Magistrais", a 9 e 10 de Outubro no Edifício ID da FCSH, Sala Multiusos 3. O Seminário tem como propósito reavivar a discussão em torno da obra atribuída a Alberto Caeiro, assim como da noção de mestre nela implicada, contando com a participação de membros do projecto e especialistas convidados.

As sessões são de entrada livre e o debate aberto a todos.

Encontra aqui o cartaz e programa da iniciativa.

Assuntos Magistrais: 8º Seminário Aberto do Projecto Estranhar Pessoa (FCSH, 9 e 10 de Outubro)

Estranhar Pessoa

O Projecto Estranhar Pessoa anuncia a realização do próximo Seminário Aberto, dedicado a "Assuntos Magistrais", que se realizará a 9 e 10 de Outubro no Edifício ID da FCSH, Sala Multiusos 3. O Seminário tem como propósito reavivar a discussão em torno da obra atribuída a Alberto Caeiro, assim como da noção de mestre nela implicada, contando com a participação de membros do projecto e especialistas convidados.

Encontra aqui o cartaz do Seminário. Para mais informações sobre esta e outras iniciativas consulte o nosso site e blogue em estranharpessoa.com, ou contacte-nos usando o endereço de email estranharpessoa@gmail.com. As sessões são de entrada livre e o debate aberto a todos.

Estranhar Pessoa em Workshop Internacional na Universidade de Berna, 4 e 5 de Setembro

Estranhar Pessoa

O Projecto Estranhar Pessoa está presente no Workshop Internacional "Digitale Genetische Editionen (in der Praxis)" ("Edições Genéticas Digitais (a sua prática)"), que terá lugar nos próximos dias 4 e 5 de Setembro na Universidade de Berna. A apresentação, a cargo de Ulrike Henny, Franz Fischer e Pedro Sepúlveda, surge no âmbito de uma colaboração entre o Projecto e o CCeH, Cologne Center for eHumanities, da Universidade de Colónia.

O Programa desta iniciativa pode ser consultado aqui.

"Globalizing Discourses in the Luso-Hispanic World" na Universidade de Ohio, 11-12 de Abril

Estranhar Pessoa

Realiza-se nos próximos dias 11 e 12 de Abril o "17th Annual Symposium" de "Hispanic and Lusophone Studies" na Universidade de Ohio (Ohio State University), dedicado a "Globalizing Discourses in the Luso-Hispanic World". Entre as intervenções conta-se uma conferência de Pedro Sepúlveda sobre "Editorial Thought, Authorship and the Fifth Empire", focando a obra de Pessoa. Encontra aqui informações gerais sobre a iniciativa e pode consultar também o Programa da mesma.

"Lusophone Modernisms" na Universidade de Stanford

Estranhar Pessoa

Date: Tuesday, April 8, 2014 - 5pm-8pmThis three-hour conference explores some of the fundamental aspects of literary Modernism in the Portuguese-speaking world. Topics explored include: technology and development; land and place; self and subjectiv…

Date: Tuesday, April 8, 2014 - 5pm-8pm

This three-hour conference explores some of the fundamental aspects of literary Modernism in the Portuguese-speaking world. Topics explored include: technology and development; land and place; self and subjectivity; periphery and semi-periphery; Africa and Brazil; nation and empire. Participants include Stanford faculty and invited scholars from Portugal. In English.

Sponsored by ILAC and the Center for African Studies

Welcoming Remarks: Elena Dancu (Stanford)

Session 1

Moderator: Ami Schiess (UC Berkeley)

Pedro Sepúlveda (U Nova de Lisboa): “Pessoa's Fragments”

Karen Sotelino (Stanford): “Correspondence in Translation: The Language of Nature, The Nature of Language in Raúl Brandão’s Os Pobres"

Humberto Brito (U Nova de Lisboa): “To Exist as a Person”

Session 2

Moderator: Christopher Kark

Marília Librandi-Rocha (Stanford): “Text, Telephone and Telegram: The Technologies of the Novel Serafim Ponte Grande (1928/1933) by Oswald de Andrade.”

Vincent Barletta (Stanford): “Rhythm and Dwelling: On Poetry in Mozambique”

Victoria Saramago (Stanford): “Geographies of De-Geographication: Displacement in Macunaíma.”

O dia triunfal de Fernando Pessoa: Veja o Programa em baixo e junte-se ao debate!

Estranhar Pessoa

PROGRAMA:

 

Dia 06

 

Auditório 3

09:30  Sessão de Abertura

10:00   Sessão Plenária: António M. Feijó (Universidade de Lisboa), A necessidade do dia triunfal

10:50   Pausa

11:00    Manuela Parreira da Silva (Universidade Nova de Lisboa), Os deuses e a guerra, no modo de dizer de António Mora

Humberto Brito (Universidade Nova de Lisboa), Existir enquanto pessoa

Odelia Hitron (Freie Universitaet Berlin), Liquid Biographies

12:30   Almoço

14:00  Ana Almeida (Universidade de Lisboa), O teu Fernando Pessoa

Vincenzo Russo (Universidade de Milão), A poesia pensa o século XX: Fernando Pessoa lido por Alain Badiou

José Molina (Universidade de Bergamo), On me pense: de Rimbaud a Pessoa

15:30   Pausa

15:45  Flávio Rodrigo Penteado (Universidade de São Paulo), Chorar lágrimas verdadeiras: ficção e performance na gênese dos heterônimos

Rui Sousa (Universidade de Lisboa), Os bastidores de Orpheu: o Dia Triunfal e os heterónimos à luz da correspondência

16:45   Pausa

17:00   Sessão Plenária: José Gil (Universidade Nova de Lisboa), Questões Pessoanas

 

Sala 1

11:00   Bartholomew Ryan (Universidade Nova de Lisboa), Criando um Mito: Ficções verdadeiras em Pessoa e Kierkegaard

Ana Pinto Leite (Universidade de Lisboa), “Observar o todo de fora”: A impossibilidade em Pessoa, Wittgenstein e Kierkegaard

Inês Hipólito (Universidade Nova de Lisboa), Pessoa e Wittgenstein: é “autopsicografia” inefável?

12:30   Almoço

14:00  Victor K. Mendes (University of Massachusetts Dartmouth), A ave contra os animais de Alberto Caeiro

Nuno Amado (Universidade de Lisboa),O dia triunfal do dia triunfal

Iryna Feshchenko-Skvortsova,Tradução de poesia de Fernando Pessoa, incluindo formas e metros greco-romanas nas odes de Ricardo Reis, para a língua russa

15:30   Pausa

15:45  Pedro Sepúlveda (Universidade Nova de Lisboa), A correcção do dia triunfal

Jorge Uribe (Universidade de Lisboa), Os dias do dia triunfal, antes e depois do “Dia Triunfal

 

Dia 07

Auditório 3

10:00   Sessão Plenária: Fernando Cabral Martins (Universidade Nova de Lisboa), Alexander Search e Bernardo Soares

10:50   Pausa

11:00  Gianfranco Ferraro (Universidade de Pisa), Manuele Masini (Universidade Nova de Lisboa) e Sandro Petri, Cartografar Pessoa: Notas sobre o Projecto de Edição Hipertextual do Livro do Desassossego

Fernando Beleza (University of Massachusetts Dartmouth), Um simulacro de mim’: Autobiografia e performatividade no Livro do Desassossego de Bernardo Soares

Joanna Cameira Gomes (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Pessoa e a Grande Brincadeira: Análise do humor no Livro do Desassossego, bastidores do "drama em gente"

12:30   Almoço

14:00  Filipa Freitas (Universidade Nova de Lisboa), Disposição e desejo: conceitos em Álvaro de Campos

Raquel Nobre Guerra (Universidade de Lisboa), A experiência da multidão em Álvaro de Campos e Walt Whitman: especificidades, nexos e divergências

Armando Nascimento Rosa (Instituto Politécnico de Lisboa), Patrício, Pessoa, Campos, Nietzsche: Diálogo em quatro vozes

15:30   Pausa

15:45   Apresentação de livros: O Regresso dos Deuses e outros escritos de António Mora; O Mendigo e outros contos; Poesía, ontología y tragedia en Fernando Pessoa; Fernando Pessoa's Modernity without Frontiers; Os livros de Fernando Pessoa

16:45   Pausa

17:00   Sessão Plenária: Anna M. Klobucka (University of Massachusetts Dartmouth), Sonetos com manteiga e Lorca em Lisboa: Para uma revisão do contexto modernista dos estudos pessoanos

 

Sala 1

11:00  Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Razão de se publicarem os heterónimos ortonimamente

Paula Cristina Costa (Universidade Nova de Lisboa), Sensacionismo, o ismo triunfal de Pessoa

Ana Maria Freitas (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Pessoa e a polémica Cadbury

12:30   Almoço

14:00  Manuel Portela (Universidade de Coimbra) e António Rito Silva (Universidade de Lisboa), A dinâmica entre arquivo e edição no Arquivo LdoD

Diego Giménez (Universidade de Coimbra e Universidade de Barcelona), Codificação informática do Livro do Desassossego: do original ao digital

Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra), Política, técnica e poética do arquivo

15:30   Pausa

 

Dia 08

 

Auditório 3

10:00   Sessão Plenária: Richard Zenith, O Reis Triunfal

10:50   Pausa

11:00   Roberto Francavilla (Universidade de Génova), Eversão na eversão. Leituras políticas de Pessoa em Itália

Pedro Tiago Ferreira (Universidade de Lisboa), Filologia como curadoria e co-autoria: O Caso Pessoa

António Fernando Cascais (Universidade Nova de Lisboa), Pessoa, génio, loucura e ciência da degenerescência

12:30   Almoço

14:00   Paola Poma (Universidade de São Paulo), Caeiro: nem mais nem menos

Maria do Céu Estibeira (Universidade Nova de Lisboa), De que falavam, quando falavam de Caeiro? – a vivência do “Mestre” na família heteronímica

Simão Valente (University of Oxford), Caeiro e Pascoli: vias paralelas de um neoclassicismo

15:30   Pausa

15:45   Pablo Javier Pérez López (Universidade Nova de Lisboa), O Conflito que nos queima a Alma: Teive e Antero

Fabrizio Boscaglia (Universidade de Lisboa), O lugar da civilização islâmica no pensamento e na obra de Fernando Pessoa

16:45   Pausa

 

Sala 1

11:00   Rita Patrício (Universidade do Minho), Da mão que nos conduz: o autor como condição de leitura

Mariana Gray de Castro (University of Oxford & Universidade de Lisboa), A carta de Fernando Pessoa sobre o Dia Triunfal é de Samuel Taylor Coleridge — e não é a chave verdadeira do Dia Triunfal

Madalena Lobo Antunes (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Pessoa, William Blake e o poeta como “essencialmente um místico”

12:30   Almoço

14:00   Carla Gago (Freie Universitaet Berlin), Encenações modernistas entre discursos espíritas e heteronímicos: o triunfo da perfomatividade

Cristina Zhou (Universidade de Coimbra), “E o meu coração é um pouco maior que o universo inteiro” – reflexão sobre a questão da Gnose em Fernando Pessoa

Bruno Béu de Carvalho (Universidade de Lisboa), “More than this, oh,... nothing”: o discurso tautológico como procedimento apofático na poesia de Alberto Caeiro

15:30   Pausa

15:45   Gustavo Rubim  (Universidade Nova de Lisboa), O Pronome Produtivo

Paula Mendes Coelho (Universidade Aberta), “O princípio baço do dia...”: revisitações do Simbolismo  em F. Pessoa

16:45   Pausa

17:00   Sessão Plenária: Ivo Castro (Universidade de Lisboa), Quantas horas tem um dia triunfal?

18:00   Sessão de Encerramento: Atribuição do Prémio "O dia triunfal de Fernando Pessoa" a curta-metragem sobre Pessoa e mostra da curta vencedora

 

Dia 09

15:00   Passeio Lisboa com Fernando Pessoa

            Local de partida: Em frente ao Café Brasileira do Chiado. Duração: 2h30m

            Organização: Lisboa Autêntica. Guia do Passeio: Fabrizio Boscaglia

            Passeio guiado e pedonal. Língua: Português

 

 

Organização e Comissão Científica: Projecto Estranhar Pessoa (PTDC/CPC-ELT/4587/2012)

Comissão Executiva: Pedro Sepúlveda, Humberto Brito, Jorge Uribe, Pablo Javier Pérez López

Mais informações aqui.